Exposição Fotográfica

O RITUAL E O CONSUMO RELIGIOSO DA FÉ CATÓLICA

APRESENTAÇÃO

SOBRE A EXPOSIÇÃO VIRTUAL

 

As fotografias apresentadas nessa exposição virtual foram feitas por Edna Nogueira que são resultados de um projeto de pesquisa desenvolvida para o trabalho de Conclusão de Curso submetido ao curso de Jornalismo do Centro de Ensino Superior do Ceará – Faculdade Cearense, como pré-requisito para obtenção do Título de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, sob orientação da Professora Ms. Leila Lopes.

As fotografias dessa exposição fotográfica foram realizadas no dia 13 de Outubro de 2020 e intitulada como tema O RITUAL O CONSUMO RELIGIOSO DA FÉ CATÓLICA. O presente trabalho buscou mostrar através de uma exposição fotográfica, por meio do fotojornalismo, a representação da identidade do ritual e o consumo religioso da fé católica. A partir de um breve histórico de conceitos e sua contextualização, a partir dos autores como Boris Kossoy, Phelippe Dubois, Kubrusly, Stanley Tambiah, Daniel Gargola, Bauman, dentre outros. A proposta foi de realizar uma conversa entre esses autores, interpondo algumas colocações, possibilitando conclusões acerca dessas interlocuções foram apresentados os conceitos de ritual, consumo religioso, fotografia, fotojornalismo, bem como os registros fotográficos utilizados para análise.

 

A presente pesquisa foi destinada à fotografia religiosa, que sintetiza os fatos, no qual mostra, através do fotojornalismo, o acontecimento da ação, onde a narrativa e a estética se sobressaem. A partir das fotografias produzidas e analisadas, foi possível não só registrar através da fotografia jornalística a fé e o consumo religioso, como também, atingir a proposta de responder como essas imagens exercem influência por parte do autor no momento de sua visão de mundo. Em cada fotografia, há seu valor imbuídos não somente de técnicas, mas também a intenção do clique, suas interpretações provindas de quem as fez.

 

AS FOTOGRAFIAS

 

Diante das inúmeras fotografias registradas no dia treze de outubro deste mesmo ano, foram selecionadas 13 imagens para apresentação e leitura de cada uma delas. A leitura das fotografias foi realizada de acordo com o contexto e ambiente de cada uma delas, levando em consideração a composição, enquadramento, perspectiva e harmonia. Mais do que um simples clique, há nos registros fotográficos de cunho religioso, uma reflexão do que representa a fé católica, através de experiências vividas no próprio campo de pesquisa. (Clique na imagem para ampliar).

 

Obrigada.

Edna Nogueira

Especialista em Comunicação e Mkt Digital, UI/UX designer. Ama o que faz e adora compartilhar as bonitezas que encantam a alma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *